O que faz um diretor, por Elia Kazan

On what makes a director. Palestra de Elia Kazan na Wesleyan University, Connecticut, EUA, em 1973. Trechos extraídos de Palavras visíveis. Introdução ao roteiro para cinema e televisão, de Jorge Furtado.

“Literatura. É claro. Todos os períodos, todas as línguas, todas as formas. Evidentemente um diretor de cinema estará melhor preparado se tiver leitura. John Ford, que se apresentava dizendo apenas ‘Eu faço filmes de bang-bang’, era um homem extremamente culto.”

“A literatura do teatro. Em primeiro lugar, para que o diretor possa avaliar com precisão as diferenças entre cinema e teatro. Mas também por elementos do cinema cuja origem está no teatro clássico, como a construção dramática, as formas de exposição do tema, os elementos da unidade, especialmente a unidade que é criada direcionando-se ao clímax, e então o clímax como a corporificação final e essencial do tema.”

“O ofício da dramaturgia cinematográfica. Todo diretor, mesmo naquelas raras ocasiões em que não trabalha diretamente com o roteirista, deve ter responsabilidade sobre o roteiro. Ele não apenas deve orientar as revisões e reescrituras como também eliminar o que é desnecessário, cobrir falhas, avaliar possibilidades não verbais, assegurar a correta estrutura e ter sempre a noção do tempo do filme, onde estender, onde encurtar e por quê.”

“O diretor sabe que sob a superfície do roteiro há um subtexto, uma sucessão de intenções, sentimentos e ações interiores. O que parece estar acontecendo, ele logo vai descobrir, raramente é o que está acontecendo. O subtexto é uma das mais importantes ferramentas do diretor: é o que ele dirige. Você raramente verá um diretor experiente segurando um roteiro ou mesmo olhando para ele enquanto dirige. Iniciantes, sim.”

Que tipo de pessoa um diretor deve aprender a ser? O assunto que ele deve ver nos menores detalhes e na luz mais impiedosa é o que? Certo. Ele mesmo. – Elia Kazan

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s